Probabilidade! Cinco clubes brigam pelo acesso na Série B. VEJA!

O Portal Futebol Interior usou números como base para analisar a situação do clubes na competição

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 16 (AFI) - O Campeonato da Série B do Brasileiro está afunilando e os times já estão calculando a probabilidade de subirem para a elite do futebol nacional. Na visão dos matemáticos, apenas cinco clubes estão brigando, hoje, por tal desafio. São eles: Coritiba, Atlético Goianiense, América Mineiro, Paraná e Botafogo.

Calma! A gente explica! Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, Bragantino e Sport têm mais de 90% de chance de subirem. Ou seja, só perdem tais vagas por um desastre. Líder, com 58 pontos, o Massa Bruta vem com uma probabilidade de 99,97% de jogar na elite em 2020. Já o Leão tem 93,2%. O time pernambucano tem 52 pontos, na segunda colocação.

BRIGA PELO G4
Com isso, outras cinco equipes disputariam as das últimas vagas dentro do G-4. Em quarto, com 46 pontos, o Coritiba tem 61,8% de probabilidade de subir, mais do que o Atlético-GO - terceiro colocado, com 48. O Dragão ficou com 'apenas' 58,4%.

Coritiba está brigando ponto a ponto pelo acesso - Divulgação/Coritiba.
Coritiba está brigando ponto a ponto pelo acesso

Além da dupla, o América Mineiro (44 pontos) está na disputa com 33,3% de chance de terminar entre os quatro primeiros colocados, o Paraná (44) soma 23,7%, enquanto o Botafogo (43) tem 13, 5%. Estão praticamente descartados, na matemática, Operário, Ponte Preta, CRB e Cuiabá, todos com menos de 10%.

EXPLICAÇÃO
No entanto, vale lembrar que no futebol a matemática não é exata e muita coisa pode mudar até a 38ª rodada da Série B. Usamos os números como base, mas tudo vai se resolver dentro de campo. Então, peguem a calculadora, abram o placar FI e fiquem na torcida.