Com briga pelo título e degola, confira o que está em jogo na 28ª rodada do Espanhol

Com 11 rodadas pela frente, La Liga ainda tem em aberto a briga pelo título, além de outras disputas que envolvem todos os clubes

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 05 (AFI) - O Campeonato Espanhol já tem data para retorno. Será no dia 11 de junho, com o clássico andaluz entre Sevilla e Betis, no Estádio Ramón Sánchez Pizjuán. O jogo marca a abertura da 28ª rodada da liga e reinício após três meses de paralisação por conta da pandemia. Todas as partidas serão realizadas com portões fechados e respeitando uma série de protocolos de saúde e segurança e também está acontecendo em outras ligas da Europa.

Com 11 rodadas pela frente, La Liga ainda tem em aberto a briga pelo título, além de outras disputas que envolvem praticamente todos os clubes participantes. Confira um panorama da reta final da competição espanhola.

Barcelona e Real são os dois postulantes ao título (Foto: Divulgação)
Barcelona e Real são os dois postulantes ao título (Foto: Divulgação)

BRIGA PELO TÍTULO
Como de costume, a disputa da sonhada taça de campeão nacional ficará entre Barcelona e Real Madrid. A distância para os demais concorrentes é enorme, o que polariza a briga pelo título entre os dois gigantes do país mais uma vez.

De olho na terceira conquista seguida em La Liga, o Barcelona lidera a competição com 58 pontos, dois a mais que o Real. A reestreia do clube catalão na competição será no dia 13, fora de casa, contra o Mallorca. Já os merengues jogam em casa diante do Eibar e tem mais de 80% de chances de vitória segundo os prognósticos. Afinal, os dois times são separados por 29 pontos na tabela de classificação.

Pesa a favor do Real Madrid a vantagem no confronto direto contra o Barça, já que somou quatro pontos nos dois clássicos disputados. Vale lembrar que este é o primeiro critério de desempate caso os times terminem com o mesmo número de pontos.

As tabelas se equivalem em dificuldade. O Barcelona ainda tem jogos contra Sevilla, Atlético de Madrid, Athletic Bilbao e Villarreal. Já o Real Madrid terá como adversários mais difíceis o Valencia, Real Sociedad, Athletic Bilbao e Villarreal.

DISPUTA PELAS COMPETIÇÕES EUROPEIAS
Se Barça e Real já estão praticamente garantidos na próxima Liga dos Campeões, as duas vagas restantes prometem ser bastante disputadas. No momento, elas pertencem ao Sevilla (terceiro colocado, com 47 pontos) e Real Sociedad (quarta colocada, com 46 pontos).

Getafe busca classificação inédita para a Champions (Foto: Divulgação)
Getafe busca classificação inédita para a Champions (Foto: Divulgação)

Quinto colocado com os mesmos 46 pontos da Real Sociedad, o Getafe segue na briga por uma classificação que seria inédita na história do clube madrilenho. Quem também segue sonhando com a vaga na maior competição de clubes do planeta é o Atlético de Madrid, que está em sexto lugar com um ponto a menos que o Getafe.

Portanto, são dois pontos separando quatro times que brigam por vaga. Soma-se a eles o Valencia, que está na sétima posição com 42 pontos e ainda tem remotas chances. Destes sete times, dois devem acabar com o prêmio de consolo: a vaga na Liga Europa. Villarreal, Athletic Bilbao e Granada correm por fora.

LUTA CONTRA A DEGOLA
Na parte de baixo da tabela, quem mais agoniza é o Espanyol, com apenas 20 pontos. O time catalão ocupa a lanterna da competição e tem grandes chances de rebaixamento.

Um pouco acima estão Leganés (19º) e Mallorca (18º). Ambos estariam rebaixados caso o campeonato acabasse hoje. Mas pelo menos três times também estão nessa briga: Celta de Vigo, Eibar e Valladolid. A tendência é que dois deles se juntem ao Espanyol rumo à segunda divisão.

Mais aliviados estão Alavés, Levante, Betis e Osasuna, que estão distantes da zona da degola e não devem trazer preocupação a seus torcedores nesta reta final. No entanto, nunca é demais somar mais alguns pontos e afastar de vez o perigo.

Messi está na frente pela artilharia da competição (Foto: Divulgação)
Messi está na frente pela artilharia da competição (Foto: Divulgação)

ARTILHARIA
Assim como na briga pelo título, a disputa pela chuteira de ouro está polarizada entre Barcelona e Real Madrid. De um lado o melhor jogador do mundo, Lionel Messi. O argentino já balançou as redes 19 vezes e tem boa vantagem na ponta. Do outro, o francês Karim Benzema, com 14 gols.

Tudo leva a crer que o camisa 10 do Barcelona levará a melhor sobre o atacante do Real, conquistando a artilharia da competição pelo quarto ano seguido – e pavimentando o caminho para mais uma Bola de Ouro. Ele também é o líder de assistências da competição, com 12. O segundo colocado é Portu, da Real Sociedad, com 8 passes para gol.

CONFIRA OS JOGOS DA 28ª RODADA
11 de junho

Sevilla x Betis (17h)

12 de junho

Granada x Getafe (14h30)

Valencia x Levante (17h)

13 de junho

Espanyol x Alavés (8h)

Celta de Vigo x Villarreal (12h)

Leganés x Valladolid (14h30)

Mallorca x Barcelona (17h)

14 de junho

Athletic Bilbao x Atlético de Madrid (8h)

Real Madrid x Eibar (14h30)

Real Sociedad x Osasuna (17h)