Mengão se isola na liderança do Brasileiro e vai ser difícil evitar o título deste ano

Se o Flamengo mantiver seu ritmo atual, em curto espaço de tempo estará tão isolado na liderança que será quase impossível superá-lo

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

Com o empate pela contagem mínima entre Santos e Athletico Paranaense, em Vila Belmiro, o Flamengo isolou-se na liderança do Campeonato Brasileiro com dois pontos à frente da equipe dirigida pelo argentino Sampaoli.

Essa informação não chega a surpreender ninguém que acompanha de perto essa competição, porque o rubro negro carioca já vinha há algum tempo dando demonstrações de que era mesmo o time mais eficiente do mais importante campeonato de futebol do País.

Flamengo foi bem melhor do que o Avaí em Brasilia
Flamengo foi bem melhor do que o Avaí em Brasilia

SE MANTIVER O RITMO...
Fica claro que, se o Flamengo mantiver seu ritmo atual, em curto espaço de tempo estará tão isolado na liderança do campeonato que será quase impossível outro clube supera-lo. Lógico que em futebol muitas surpresas acontecem, principalmente quando ainda estamos na penúltima rodada do primeiro turno do Brasileiro.

Mas a produção do Flamengo em cada jogo é tão superior a de seus concorrentes, que dificilmente um deles conseguirá alcança-lo à curto prazo. A rodada deste final de semana mostrou algumas curiosidades.

Nos seis jogos de sábado, quatro visitantes venceram. um empatou e só um perdeu (o São Paulo). No domingo, foram quatro jogos, com uma vitória de visitante, duas de mandantes e um empate.

PAULISTAS NÃO FORAM BEM
Numa análise sobre os clubes paulistas, só o Palmeiras conseguiu vencer, depois de sete partidas sem vitória. Foi contra o Goiás, em Goiânia, na estreia de Mano Menezes como técnico do Verdão.

Corinthians e Santos empataram seus jogos em casa e o São Paulo, que enfrentou o Internacional lá em Porto Alegre perdeu (já são três partidas sem vencer), três gols sofridos e nenhum marcado!.

SÓ UM CARIOCA PERDEU
Entre os clubes cariocas, o Flamengo venceu fácil o Avaí e mostrou sua força de líder. O Botafogo derrotou o Atlético Mineiro e o Fluminense derrotou o Fortaleza lá na capital cearense. Já o Vasco da Gama, que vinha num crescendo com Vanderlei Luxemburgo, perdeu em São Januário por 2 a 0 para o bom time do Bahia que está em fase ascensional.

Gabriel tem 15 gols na artilharia do Brasileirão
Gabriel tem 15 gols na artilharia do Brasileirão

Na Z4, Fluminense, CSA e Chapecoense ainda tem alguma chance de não cair no final deste ano. Em compensação, acredito que o Avaí não tem mais salvação e deve mesmo ser rebaixado para a Série B em 2020. A décima nona rodada do campeonato, a última do primeiro turno, será disputada no próximo final de semana.

JOGÃO NO MARACANÃ
O jogo de maior destaque será disputado no Rio de Janeiro entre Flamengo e Santos, no sábado, as 17 horas. Será a hora da verdade. Se vencer, o Mengão dispara de vez na liderança do campeonato. Se der vitória santista o Peixão assume a liderança isolada com um ponto à frente do rubro negro carioca. Vai sair fogo desta disputa.

C *U * R * T * A * S

* O CORINTHIANS abriu a décima oitava rodada do Brasileirão na manhã de sábado. Jogo começou as 11 horas da manhã e levou bom público ao estádio de Itaquera (43.449 pagantes). O adversário do Timão foi o Ceará, que tem feito boas exibições nesse campeonato, mesmo quando joga fora de casa.

O início do jogo mostrou um Corinthians rápido, objetivo e disposto a decidir logo o placar da partida. Foi nessa primeira fase que o time de Fabio Carille fez dois gols e achou que já estivesse com os três pontos nas mãos. Por isso, diminuiu o ritmo.

* ACONTECE que o Ceará tinha outros planos para essa partida. Queria ao menos roubar um ponto do time da fiel e voltar para casa mais tranquilo em relação a sua classificação no Campeonato Brasileiro. Aos 14 minutos do segundo tempo, Thiago Galhardo fez o primeiro gol cearense.
O Corinthians não se incomodou e continuou a jogar no seu estilo de garantir o resultado. Só que, no final da partida, aos 47 minutos, aconteceu um escanteio contra o Corinthians. Leandro Carvalho cobrou e fez um gol olímpico que deu números finais a partida.

* PLACAR final, Corinthians 2 x Ceará 2. A fiel ficou frustrada. Timão só ganhou um ponto e perdeu a chance de chegar mais perto dos primeiros colocados do campeonato. Os gols corintianos foram marcados por João Lucas, contra, de cabeça e Vagner Love aos 27 minutos, ambos no primeiro tempo.

No Corinthians destaque especial para Jadson. O veterano meio campista foi o melhor de seu time. Cássio levou um gol olímpico e merece críticas por isso. No Ceará, destaque para Thiago Galhardo e Leandro Carvalho. Este pelo golaço que marcou..

* O SÃO PAULO voltou a viver aquela fase em que seu ataque não faz gols e sua defesa sempre toma. Sábado, diante do Inter, de Porto Alegre, no Beira Rio, o Tricolor voltou a jogar um futebol pouco criativo, sem nenhuma força ofensiva e de toques seguidos para as laterais, quando o correto seria tocar bola em direção ao gol adversário.

O Inter, ao contrário, até por estar em casa, procurou sempre o gol mas teve no goleiro Volpi um verdadeiro paredão. Volpi fez grandes defesas e, pelo que produzia mostrava que dificilmente seria vencido.

* MAS ACONTECEU um lance inesperado aos 31 minutos do segundo tempo, quando a bola, num chute em direção do gol sãopaulino, tocou no braço do volante Hudson. Pênalti confirmado pelo VAR. Sobis cobrou com competência e deu números definitivos ao placar do jogo. Inter 1 x São Paulo 0.

O Tricolor não conseguiu reagir, o Inter se deu por satisfeito e o jogo terminou com vitória merecida do time da casa. Para o Inter, excelente. Seu time ficou mais perto do G4. Para o São Paulo, um péssimo resultado. Agora são tres jogos sem ganhar.

* UMA coisa é certa. Ou Cuca dá uma cara diferente e define outra tática para seu time, ou o São Paulo que até fez boa campanha no Brasileirão, pode nem se classificar para a Copa Libertadores do ano que vem.

Nos últimos três jogos o São Paulo perdeu dois e empatou um. Sofreu 3 gols e não marcou nenhum. Time que não faz gol não atinge seus objetivos. E mais. Acho bom Cuca aproveitar Daniel Alves, quando ele voltar da Seleção,. na lateral. É onde ele produz tudo o que sabe. Saiba o público pagante em Porto Alegre: 13.538 torcedores.

* MANO mostrou que tem pé quente. O Palmeiras vinha de sete jogos sem vencer. Foi só sair Felipão e entrar Mano Menezes, para o Verdão voltar a vencer. Não foi uma vitória fácil, mas foi merecida. O Palmeiras começou levando gol do Goiás, lá em Goiânia, aos 19 minutos do primeiro tempo.

Gol marcado por Rafael Vaz. No segundo período o Verdão resolveu partir para o tudo ou nada. Atacou mais, criou boas oportunidades e fez dois gols através Willian, aos 36 e Scarpa, aos 55 minutos. Placar final, Goiás 1 x Palmeiras (de virada) 2. Foi justo.

* COM ESSE resultado o Verdão quebrou uma sequência negativa de sete jogos sem vencer no Brasileirão. Desde o final da Copa América de Seleções que o time verde não ganhava um jogo.

Bom lembrar que o meia Lucas Lima, que tinha sido afastado do time principal por Felipão, voltou a ser escalado no 2º tempo deste jogo. Só que ele não soube aproveitar a chance. Foi expulso aos 43 do segundo tempo e está fora do próximo jogo de seu time no Brasileirão. Tecnicamente esse não foi um bom jogo, mas valeu pela aplicação dos jogadores.

*O SANTOS decepcionou sua torcida. Com estádio cheio, o Peixe só empatou com o reserva do Athletico Paranaense em 1 a 1. O Furacão até marcou primeiro através de Braian Ribeiro, aos 41 minutos do primeiro tempo.

O Peixe só conseguiu o empate aos 46 minutos do segundo periodo em cobrança de pênalti feito por Sanchez. Com esse empate o alvinegro praiano desligou-se do Flamengo que passou a ser o único líder do campeonato com dois pontos a mais do que o Santos. Particularmente não gostei do Santos. Faltou qualidade técnica.

* NA VERDADE, o Furacão paranaense mostrou mais competência do que o Peixe. Seu futebol foi mais eficiente, mais objetivo. Por pouco o Athletico não venceu porque o gol do Santos só saiu nos descontos do segundo tempo. Com isso a invencibilidade do Santos na Vila foi mantida.

Alvinegro não perde em seu estádio desde julho de 2018. Mais de um ano. Mas para quem pretendia manter-se junto com o Flamengo na liderança do campeonato, o empate nao foi nada bom para o Santos. Acho que o time virou o fio e começa a cair no campeonato.

* TODOS os resultados da décima oitava rodada do Brasileiro. Corinthians 2 Ceará 2. Vasco da Gama 0 x Bahia 2. Fortaleza 0 x Fluminense 1. Avaí 0 x Flamengo 3. Internacional 1 x São Paulo 0. Goiás 1 x Palmeiras 2. Cruzeiro 1 x Grêmio 4. Santos 1 x Athletico PR 1. Botafogo 2 x Atlético Mineiro 1. CSA 2 x Chapecoense 0 .

Esta foi a penúltima rodada do primeiro turno do campeonato. No próximo final de semana esse turno será encerrado e na outra semana já começa o segundo turno. Flamengo é o melhor até esse momento e o Avai o pior de todos.

* A CLASSIFICAÇÃO geral do campeonato é a seguinte. O Flamengo agora é líder isolado com 39 pontos ganhos. Em segundo vem o Santos, com 37. O Palmeiras tem 33. O Corinthians, 32. O São Paulo, 31. Internacional e Bahia tem 30. Atlético Mineiro, 27.

Athletico PR e Botafogo, 26. Grêmio, 25. Ceará, Fortaleza e Goiás, 21. Vasco da Gama, 20. Cruzeiro, 18. Fluminense e CSA, 15. Chapecoense, 14. Avaí, 10. Curioso é que entre os cinco primeiros colocados quatro clubes são paulistas e um carioca. Todos os outros ainda correm atrás.

* A PRÓXIMA rodada. Sabado, dia 14 de setembro. Flamengo x Santos, no Maracanã, as 17 horas. Palmeiras x Cruzeiro, na Allianz Arena, as 19 horas. Chapecoense x Vasco da Gama, em Chapecó, as 19 e Ceará x Botafogo, em Fortaleza, também as 19 horas. No domingo, dia 15 de setembro.

As 11 horas Atlético MG x Internacional, em BH e Athletico Paranaense x Avaí, em Curitiba. As 16 horas, Grêmio x Goiás, em Porto Alegre, Fluminense x Corinthians, no Rio de Janeiro. As 19 horas, Bahia x Fortaleza, em Salvador e São Paulo x CSA, em SP.

* O FLAMENGO é o melhor time do campeonato. Tem 39 pontos ganhos e 12 vitórias. É o que mais venceu. Quem mais empatou até agora foi o Corinthians, 8 vezes. Quem mais perdeu foram Chapecoense e Avaí, 10 vezes.

Melhor ataque é o do Flamengo com 41 gols marcados em dezoito jogos. Melhor defesa é a do Corinthians com 11 gols contra. Melhor saldo de gols é do Flamengo, 23 em 18 jogos disputados. Pelos números é fácil chegar à conclusão que nesse momento o melhor time do campeonato e do Brasil é o Flamengo. Sigam o grande líder.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos