Clássico San-São na Vila Belmiro lotada abre a rodada do Brasileirão

Peixe defende a terceira posição, 15 pontos na frente do São Paulo, que tem um elenco superior ao praiano

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

Campinas, SP, 16 (AFI) - Santos e São Paulo, um dos mais importantes clássicos do futebol brasileiro abre na tarde deste sábado, a partir das 17 horas, a trigésima terceira rodada do Campeonato Brasileiro de 2019. No momento, o alvinegro praiano é o terceiro colocado da competição, está quinze pontos à frente do Tricolor paulista e joga um futebol técnica e taticamente bem superior ao time de Fernando Diniz.

O São Paulo vem de duas derrotas seguidas dentro de sua casa, o que, de certa forma, abalou profundamente a auto confiança de seus jogadores.

Já o Peixe, tem sido muito aplaudido por sua torcida, que não só já conta com vaga na fase mais importante da Libertadores 2020, como ainda sonha com a possibilidade de ser vice campeão brasileiro (titulo que, nesse momento, está mais perto do Palmeiras).

São Paulo vem de derrota para o Athletico no Morumbi
São Paulo vem de derrota para o Athletico no Morumbi

Independente da qualidade de um time e do outro, a verdade é que como todos os clubes, sabemos, em clássico nem sempre o favorito ganha. Particularmente, neste clássico da Vila não acredito em vitória do São Paulo.

Primeiro porque o Santos está em melhor fase e, segundo, porque dificilmente o Peixe perde na Vila. Diante disso, diria que o máximo que o Tricolor poderá conseguir nesse clássico, será um empate.

OUTROS GRANDES JOGOS

Além desse jogo que é um dos que mais chama a atenção nesta rodada, outros bons jogos serão disputados neste final de semana. Hoje mesmo, no Maracanã, a partir das 19 horas, o Fluminense tenta sair do buraco contra o Atlético MG. Tem chance de conseguir.

No domingo, as 16 horas,o Palmeiras encara o Bahia, em Salvador. Time de Mano Menezes deve vencer. O Athletico PR recebe o Botafogo carioca como franco favorito, em Curitiba. Já o Grêmio Porto Alegrense tenta devolver em Porto Alegre aquela goleada que recebeu dias atrás contra o Flamengo (5x0), no Maracanã.

TIMÃO PEGA COLORADO
No Itaquerão, o Corinthians, que ainda luta por uma vaga na Libertadores, enfrenta o Internacional, que não atravessa bom momento. Timão, por isso, é o favorito. As 18 horas, em Chapecó, a Chapecoense encara o Ceará, que me parece mais perto da vitória.

As 19 horas, o Fortaleza joga em casa contra o CSA. É favorito. Na segunda feira, as 20 horas, Cruzeiro x Avaí encerram a rodada. Time de Abel Braga tem tudo para faturar com três pontos.

Encerrada essa rodada vão faltar mais cinco para o final do campeonato. Serão mais 15 pontos em jogo que definirão de uma vez por todas o G6 e o Z4 . Ou quem vai para a Libertadores ou para a série B de 2020.

C * U * R * T * A * S

* ANTES dos jogos indicados acima a classificação do Brasileiro 2019 é a seguinte. Flamengo é líder absoluto com 78 pontos ganhos. O Palmeiras tem 67. Santos, 64. Grêmio, 56. São Paulo, 52. Athletico PR, 50.

Internacional e Corinthians, 49. Bahia e Vasco da Gama, 43. Goiás, 42. Atlético MG, 40. Fortaleza, 39. Ceará, 36. Cruzeiro, 35. Fluminense, 34. Botafogo, 33. CSA, 29. Chapecoense, 22. Avaí, 17.

Fla já é o virtual campeão. Chape e Avaí já caíram. Os demais, do Ceará para baixo, vão lutar para continuar na série A. Acho que Botafogo e CSA vão cair.

OS PRINCIPAIS NÚMEROS

* PRINCIPAIS números do campeonato até agora. Maior número de vitórias - Flamengo com 24 em 33 jogos. Melhor ataque - Flamengo com 72 marcados. Melhor saldo de gols - Flamengo com 42 gols. Defesa menos vazada - São Paulo - 23 gols contra em 32 jogos.

Como se percebe, exceto na defesa, o Mengão foi disparado o melhor time da competição. Seu saldo de gols, por exemplo, é maior do que o número de gols marcados por boa parte dos clubes que disputam a série A neste ano. Gabigol e Bruno Henrique lutam para ser o artilheiro do ano.

BRAGA CONFIRMA PREVISÃO
* NA NOITE desta sexta feira, feriado nacional, o Bragantino empatou com o Criciúma em 1 a 1, em Bragança Paulista, e conquistou o título de campeão brasileiro da Série B, com antecedência.

Gostaríamos de cumprimentar Marquinho Chedid, atual presidente, que deve ter ficado emocionado ao levar o time de sua cidade e que durante muito tempo foi administrado por seu pai,Nabi Abi Chedid, a esse titulo nacional.

A partir de 2020 o Bragantino disputará a série A ao lado dos maiores clubes do futebol do Brasil. Voltaremos a falar sobre esse assunto.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos