Flamengo domina Seleção do Brasileirão. Confira a minha!

Prefiro escolher realmente aqueles que considerei os melhores jogadores do campeonato posição por posição

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

Qualquer seleção que se forme com os melhores jogadores do Campeonato Brasileiro deste ano deve contar no mínimo com 7 ou 8 titulares do Flamengo. Pelo menos, foi a essa conclusão que chegamos depois de acompanhar na imprensa esportiva as seleções criadas por companheiros de profissão ou a festa organizada pela CBF e TV Globo na noite da última segunda feira no Rio de Janeiro.

NEM TODOS SÃO UNANIMIDADE
Segundo a crônica esportiva e os organizadores da Festa dos Melhores do Ano promovida pela CBF, Rafinha, Filipe Luiz, Gerson, Everton Ribeiro, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol foram os intocáveis da lista dos melhores jogadores desta temporada.

Os demais, puderam ser substituídos por outros atletas de alguns dos grandes clubes que também fizeram bonito neste Brasileirão. Mas houve quem afirmasse que todos os atuais titulares do campeão brasileiro deveriam estar na seleção dos melhores do Brasileirão.

Alguns flamenguistas entraram de carona na Seleção do Brasileirão
Alguns flamenguistas entraram de carona na Seleção do Brasileirão

A MINHA SELEÇÃO
Não sou tão radical assim. Prefiro escolher realmente aqueles que considerei os melhores jogadores do campeonato posição por posição. Para o gol, por exemplo, escalo o goleiro Volpi, do São Paulo. Afinal, ele foi o menos vazado do campeonato e uma das grandes figuras da defesa menos vazada da competição.

Nas laterais, concordo com a escalação de Rafinha e Filipe Luiz. Mas não escalaria Rodrigo Caio e Pablo Mari no miolo de zaga como fizeram alguns colegas. Prefiro Arboleda e Bruno Alves que, como Volpi, integraram a melhor defesa do campeonato.

Menção honrosa para Sampaoli
Menção honrosa para Sampaoli

Na cabeça de área escalo Bruno Henrique, do Palmeiras. No meio campo, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta, do Flamengo. No ataque, Bruno Henrique e Gabigol.

OLHA A MINHA SELEÇÃO:
Assim, minha Seleção do Campeonato é essa:

Tiago Volpi, Rafinha, Arboleda, Bruno Alves e Filipe Luiz; Bruno Henrique (Palmeiras), Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta: Bruno Henrique (Flamengo) e Gabigol.

Como técnico indicaria Jorge Jesus com menção honrosa para Jorge Sampaoli.

Artilheiro foi Gabigol com 25 gols. Revelação, Tallles Magno, do Vasco da Gama. Sei que alguns nomes que escalei aqui não serão aprovados pelos meus leitores, mas acredito, que a maioria deles teve o aval daqueles que me acompanham.

MELHOR TIME DISPARADO

Flamengo foi campeão com sobras
Flamengo foi campeão com sobras

Quanto ao melhor time do Brasil nesse momento, independente do torneio ou campeonato que disputou, foi mesmo o Flamengo.

As campanhas do rubro negro carioca no Cariocão, Brasileirão e Libertadores foram fantástica. Cheia de recordes e de grandes exibições.

No Brasileirão ele foi o clube com maior número de vitórias (28), maior número de gols marcados (86) e melhor saldo de gols (49). Só não teve a defesa menos vazada. Esse privilégio foi do São Paulo, que sofreu 30 gols em 38 jogos.

Lembramos ainda que o Goiás foi o clube que sofreu mais gols (64), o Corinthians, o time que mais empatou (14) e o Avaí, a equipe que mais perdeu (24).

Gabigol foi o artilheiro do Brasileiro com 25 gols e Bruno Henrique o craque do campeonato.

C * U * R * T * A * S

* RESULTADOS da última rodada do Campeonato Brasileiro. Internacional 2 x Atlético MG 1, Cruzeiro 0 x Palmeiras 2, Fortaleza 2 x Bahia 1, Corinthians 1 x Fluminense 2, Santos 4 x Flamengo 0, Vasco da Gama 1 x Chapecoense 1, Botafogo 1 x Ceará 1, Avaí 0 x Athletico Paranaense 0, Goiás 3 x Grêmio 2 e CSA 1 x São Paulo 2.

Santos é surpresa como vice-campeão
Santos é surpresa como vice-campeão

Com a vitória do Palmeiras sobre o Cruzeiro dentro do Mineirão, por 2 a 0, o time azul de Minas foi rebaixado ao lado de CSA, Chapecoense e Avaí para a serie B. Foi o primeiro rebaixamento do Cruzeiro na sua história.

SANTOS É O VICE

* CLASSIFICAÇÃO final do Brasileiro de 2019. Flamengo foi o campeão com 90 pontos. Santos e Palmeiras vem na sequência com 74 (Peixe terminou como vice campeão porque tinha uma vitória a mais).

O Grêmio fez 65 pontos. Athletico PR, 64. São Paulo, 63. Internacional, 57. Corinthians, 56. Fortaleza, 53. Goiás, 52. Bahia e Vasco da Gama, 49. Atlético MR, 48. Fluminense, 43. Botafogo, 43. Ceará, 39.

Cruzeiro, 36. CSA e Chapecoense, 32. Avaí, 20. Foi também o primeiro rebaixamento do time de Chapecó em toda sua história. Não vai ser fácil recuperar.

Cruzeiro caiu depois de gestão temerosa
Cruzeiro caiu depois de gestão temerosa

OLHA QUEM NUNCA CAIU...

* OS ÚNICOS clubes grandes que não caíram até hoje foram Flamengo, São Paulo e Santos. Os demais caíram pelo menos uma vez.

Em Minas, o Atlético já havia caído no passado e o Cruzeiro se gabava de não ter ainda sido rebaixado.

Com a queda do Cruzeiro neste ano esse lado negativo nivelou os dois gigantes do futebol mineiro. Houve depredações e até ameaças de morte aos jogadores e dirigentes do Cruzeiro, mas pelo menos até agora só os quebra quebras aconteceram. Mas a Policia de Belo Horizonte está de prontidão para evitar exageros.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos