Todos os grandes paulistas estão na Copa Libertadores de 2020

Santos, Palmeiras e São Paulo entram na fase de grupos, enquanto o Corinthians na fase de classificação

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

Santos, Palmeiras, São Paulo e Corinthians conseguiram se classificar para a Copa Libertadores da América do ano que vem. Dos quatro, três só estreiam nesse importante torneio do futebol Sul Americano, em março de 2020. O Corinthians, no entanto, já estréia na fase pré Libertadores na primeira semana de fevereiro.

É a primeira vez que isso acontece com os maiores clubes de São Paulo. Um feito histórico. Dizem que o Corinthians talvez enfrente o Tolima, clube que o desclassificou na pré Libertadores em que Tite era seu treinador. O Peixe faz campanha parecida com a do Palmeiras.

Ambos têm o mesmo número de pontos ganhos (71) e estão 19 pontos atrás do Flamengo, O São Paulo está em sexto lugar, 20 pontos atrás do mais novo campeão brasileiro.

Gabigol não deve ficar no Flamengo após Mundial
Gabigol não deve ficar no Flamengo após Mundial
ESTADO DE GRAÇA
Percebe-se por isso mesmo, que o Flamengo estava em estado de graça nesse ano. Ganhou o campeonato carioca, o Brasileiro e a Copa Libertadores de 2019. Ainda nesse mês, estará no Catar para disputar o mundial inter clubes.

Principal adversário do time de Jorge Jesus será o Liverpool, da Inglaterra, atual campeão da Europa. Antes, no entanto, os dois clubes vão precisar participar de um jogo classificatório que, as vezes, costuma apresentar surpresas.

Além disso, o Liverpool que disputa paralelamente a Liga dos Campeões e o Campeonato Inglês, ainda não sabe se irá ao Catar com seu time principal. Se não for, é certo que o Flamengo será campeão. Mas se o Liverpool levar força máxima, o jogo será talvez um dos mais emocionantes e importantes disputados da atual temporada.

OLHA O QUE FALTA
Mas voltemos ao Brasileirão. Com os jogos disputados neste meio de semana, quase todas as dúvidas já foram resolvidas. Já sabemos quem é o campeão brasileiro, quais os clubes classificados para a Libertadores e que três clubes já estão rebaixados para a Série B do Brasileiro.

Só falta decidir qual será o quarto clube a cair. Isso será decidido no final desta semana em dois jogos que serão disputados a partir das 16 horas O Cruzeiro jogará em casa contra o Palmeiras. Precisa ganhar e esperar que o Ceará, que tem dois pontos a mais que ele, perca para o Botafogo, também no domingo e no mesmo horário, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

PREMIAÇÃO NA SEGUNDA
Encerrado esse campeonato, a CBF entrega na segunda feira os troféus aos melhores do campeonato. Em seguida, todos os clubes vão liberar seus jogadores para merecidas férias.

A volta, segundo o calendário oficial, será no dia 6 de janeiro de 2020. Primeiro torneio a ser disputado pelos clubes de São Paulo será o Paulistão. Mas já em fevereiro Corinthians e Inter iniciam a disputa da Libertadores, enquanto os outros classificados, só estreiam neste torneio em março de 2020..

C * U * R * T * A * S

* PALMEIRAS goleou o Goiás nesta quinta feira à noite, no Brinco de Ouro, em Campinas. Placar final, Palmeiras 5 x Goiás 1. Com a vitória, Verdão igualou o número de pontos do Santos e deixou para a última rodada a briga final pela vice liderança do campeonato.

No jogo diante do time goiano, o Verdão foi absoluto. Mandou no primeiro e no segundo tempo.. Os gols do jogo foram marcados por Zé Rafael aos 21, Rafael Moura aos 26, Dudu aos 33 minutos do primeiro tempo. No segundo marcaram Veron aos 25, Dudu aos 36 e Veron aos 44 minutos.

* BOM destacar a atuação do garoto Gabriel Veron, atacante que fez sucesso na Seleção Brasileira sub 20 que ganhou o título mundial da categoria. O garoto não se inibiu. Jogou bem, fez dois gols e provou que pode ser titular do Verdão desde já.

Como a diretoria verde promete fazer uma limpeza no elenco, esse jovem atacante certamente vai ganhar uma vaga no time titular. Quem dirigiu o time verde foi o interino Andrey Lopes. Ele fica até a diretoria resolver quem vai contratar para a vaga deixada por Mano Menezes. Falam muito num estrangeiro.

VITÓRIAS IMPORTANTES

* NA NOITE de quarta feira Corinthians e São Paulo ganharam e o Santos perdeu depois de ter dois jogadores expulsos. O Timão jogou em Fortaleza contra o Ceará. Seu futebol mais uma vez deixou a desejar, mas ao menos o time da fiel fez um gol e garantiu sua vaga na pré Libertadores do ano que vem.

O gol foi marcado por Gustagol, de cabeça, aos 36 minutos do segundo tempo. O jogo foi igual enquanto os dois times tinham onze jogadores cada um. Mas quando Lima, do Ceará, levou cartão vermelho, o Corinthians cresceu e fez o seu gol.

* COM o resultado o alvinegro paulistano já está classificado para a Copa Libertadores da América do ano que vem. Só que seus primeiros jogos serão validos pela pré Libertadores, o que, de alguma forma, complica seu futuro nesta competição.

É que a pré já começa na primeira semana de fevereiro quando o Corinthians só terá um mês de preparação depois da volta das férias. Dizem que ele pode enfrentar o Tolima, que no passado, o desclassificou e quase tirou o cargo do técnico Tite. Ainda assim os corintianos comemoraram essa classificação.

* O SANTOS perdeu mais uma no Brasileirão. Desta vez foi para o Athletico PR, lá em Curitiba, por 1 a 0. Não foi uma boa exibição do Peixe. Jorge Sampaoli escalou mal seu time e as mudanças que ele fez prejudicaram seu próprio time.

O Furacão paranaense, ao contrário, jogou seu futebol normal, criou várias situações de gol até que Marco Ruben, aos 2 minutos do segundo tempo, fez seu gol da vitória. No Peixe o melhor foi Soteldo, que está em grande fase. No Athletico, destaque para Marco Ruben, que fez o gol, Roni e Santos, em grande forma.

TRICOLOR FOI BEM

* O SÃO PAULO finalmente fez uma boa exibição. Nos dois tempos de jogo seus jogadores correram muito, fizeram ótimas jogadas e mereceram vencer pelo placar final de 2 a 1. Acho até que pelo que produziu o Tricolor paulistano, ele merecia uma vitória por maior número de gols.

O Internacional que também precisava da vitória, não se deu bem. Sua equipe postou-se defensivamente e tentou usar os contra ataques para fazer seus gols. Não deu certo. Só depois que o placar já estava 2 a 0 para o São Paulo é que o Colorado conseguiu fazer seu gol.


* NO TIME de Fernando Diniz, destaque maior para o jovem Antony, que foi o melhor em campo, marcou um dos gols e deu passe para o outro. Os gols foram marcados aos 15 minutos do primeiro tempo por Antony. No segundo período, Victor Bueno fez 2 a 0 aos 3 minutos.

O Inter fez seu gol de honra aos 24 minutos através Parede. Além de Antony, também brilharam no São Paulo o goleiro Volpi, os zagueiros Arboleda e Bruno Alves, o meia Daniel Alves e o atacante Victor Bueno. No Inter os destaques foram Lomba, Lindoso e Parede (que fez o gol).

* TODOS os resultados da trigésima sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Athletico PR 1 x Santos 0, Atlético MG 2 x Botafogo 0, Ceará 0 x Corinthians 1, Chapecoense 3 x CSA 0, São Paulo 2 x Internacional 1, Fluminense 0 x Fortaleza 0, Grêmio 2 x Cruzeiro 0, Palmeiras 5 x Goiás 1, Bahia 1 x Vasco da Gama 1, Flamengo 6 x Avaí 1.

Números - O Flamengo é o clube com maior número de vitórias (28). melhor ataque (86) e melhor saldo de gols (53). A defesa menos vazada é a do São Paulo que sofreu 29 gols em trinta e sete jogos disputados.

NÚMEROS E JOGOS FINAIS

* CLASSIFICAÇÃO do Brasileirão 2019. Flamengo é líder com 90 pontos ganhos. Santos e Palmeiras tem 71. Grêmio, 65. Athletico PR, 63. São Paulo, 60. Corinthians, 56. Internacional, 54. Fortaleza, 50. Goiás e Bahia, 49. Atlético MG e Vasco da Gama, 48.

Fluminense, 43. Botafogo, 42. Ceará, 38. Cruzeiro, 36. CSA, 32. Chapecoense, 31. Avaí, 19. Já caíram: CSA, Chape e Avaí que disputarão a Série B no ano que vem. A última vaga aguarda a definição entre Ceará e Cruzeiro. Time cearense tem 38 pontos e o mineiro, 36. Decisão é domingo.

*PRÓXIMOS jogos. Domingo a partir das 16 horas - Internacional x Atlético MG, em Porto Alegre, Cruzeiro x Palmeiras, em BH, Fortaleza x Bahia, em Fortaleza, Corinthians x Fluminense, em São Paulo, Santos x Flamengo, em Santos, Vasco da Gama x Chapecoense, no Rio,

Botafogo x Ceará, no Rio, Avaí x Athletico PR, em Florianópolis, Goiás x Grêmio, em Goiânia e CSA x São Paulo, em Maceió. Esta será a trigésima oitava rodada do Campeonato Brasileiro. A última da competição. Depois dela futebol do País entra em recesso. Férias geral.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos