Corinthians e Santos vão agitar Itaquera no clássico paulista

Para esses dois gigantes do futebol brasileiro a vitória nesta manhã de domingo será importante

por SÉRGIO CARVALHO - - - Campinas

O Campeonato Paulista vai neste final de semana para sua quarta rodada da primeira fase. A tabela prevê como jogo mais importante um dos clássicos mais tradicionais do Estado. As 11 horas da manhã jogam em Itaquera. Corinthians e Santos.

Considero esse horário um erro grosseiro porque devido o verão que vivenciamos, a alta temperatura certamente vai castigar muito torcida e jogadores durante os noventa minutos de partida.

IMPORTANTE VENCER
Para esses dois gigantes do futebol brasileiro a vitória nesta manhã de domingo será importante. Para o time de Thiago Nunes, serão mais três pontos conquistados que lhe darão mais folga na liderança do Grupo D. Já o Santos que lidera o Grupo A, vencer o Timão dentro de seu estádio será um feito a ser muito comemorado.

Isso porque além de uma vitória dentro de campo, uma vitória neste domingo certamente dará aos joga dores do Peixe a auto confiança que precisam para chegar a fase decisiva do campeonato com sua auto estima valorizada.

Corinthians viu a Macaca marcar dois gols seguidos em Campinas
Corinthians viu a Macaca marcar dois gols seguidos em Campinas

DEVENDO FUTEBOL
O futebol apresentado nesse inicio de ano por Corinthians e Santos não tem sido dos melhores. Ainda há oscilações motivadas pela falta de melhor preparo físico e tático o que poderá prejudicar o ritmo de ambos durante os noventa minutos de jogo. Em razão disso, não espere que esse jogo tenha um alto nível técnico.

Mas podem acreditar que as duas equipes vão se doar em campo e vão brigar pelos três pontos com todas as suas forças do começo ao fim da partida. A princípio esse jogo não tem favorito, mesmo o mando sendo do Corinthians. É jogo onde tudo pode acontecer.

DUELO DO DESESPERO
Como disse acima, esse clássico faz parte da quarta rodada do Paulistão 2020 que já tem jogo programado para este sábado, Oeste e Ferroviária, em Barueri, às 16h30. Os dois times perderam na última rodada e, por isso, prevejo um jogo equilibrado e de poucos gols.

No domingo, como disse, Corinthians e Santos jogam às 11 horas em Itaquera. Também às 11h o Água Santa pega o Ituano, dois dos piores times deste início de campeonato.

Bragantino vai receber o Palmeiras no Nabizão
Bragantino vai receber o Palmeiras no Nabizão

BRAGA RECEBE PALMEIRAS
Às 16 horas, o Red Bull Bragantino recebe o Palmeiras. Tïme da casa faz péssima campanha apesar de ter contratado bons reforços e até um novo treinador. Mas, nesse momento, o Palmeiras está em fase muito superior a do Braga e tem tudo para vencer bem.

Às 19 horas o Guarani encara o Santo André, um dos melhores times desse inicio de campeonato. Mesmo em Campinas, o time do ABC tem melhores condições de vitória. Na segunda-feira às 17 horas a Inter recebe a Ponte Preta, em Limeira. Macaca me parece mais perto da vitória.

MAIS NA SEGUNDA

Mirassol sob comando de Camilo
Mirassol sob comando de Camilo


Às 20 horas o Botafogo encara o Mirassol em Ribeirão. Jogo igual, equilibrado. Finalmente, também às 20 horas de segunda, o São Paulo, depois de dois jogos fora, volta a jogar no Morumbi.

O adversário será o bom time do Novorizontino. Jogo bom onde o Tricolor de Fernando Diniz leva um ligeiro favoritismo por jogar em seu estádio.

C * U * R * T * A * S

* NO MEIO desta semana foram disputados oito jogos pela terceira rodada do Campeonato Paulista. Os resultados: Santo André 1 x Agua Santa 0. Ituano 2 x Botafogo 2. Palmeiras 4 x Oeste 0. Ferroviária 1 x São Paulo 2. Novorizontino 0 x Bragantino 0. Santos 2 x Internacional 0 . Mirassol 1 x Guarani 1. Ponte Preta 2 x Corinthians 1.

Entre os chamados grandes o destaque foi o Palmeiras. Time de Vanderlei Luxemburgo goleou o Oeste, no Pacaembu, por 4 a 0, num jogo em que o atacante Willian fez três gols e mostrou ter recuperado a sua melhor forma.

* OS GOLS foram marcados por Scarpa, em cobrança de pênalti., aos 37 minutos do primeiro tempo. No segundo, Willian marcou aos 14, 21 e 35 minutos do segundo tempo. Willian deu um show e foi o melhor em campo.

Também brilharam no Verdão Gabriel Veron (muito criativo), Zé Rafael e Scarpa (que esteve para ser vendido mas quando definiu que ficaria no clube, voltou com a corda toda). Jogo, como disse, foi no estádio do Pacaembu. Publico foi de 14.748 pagantes. Pouco para um clube como o Palmeiras que chegou aos 7 pontos ganhos.

TRICOLOR FOI BEM
* EM ARARAQUARA, o São Paulo jogou um bom futebol e mereceu vencer a Ferroviária por 2 a 1. Time da casa marcou primeiro através Felipe Ferreira aos 27 minutos do primeiro tempo. Hernanes empatou para o Tricolor aos 29.

No segundo tempo, Arboleda, de cabeça, marcou o gol da vitória sãopaulina. Volpi, Arboleda, Bruno, Daniel Alves e Hernanes foram os maiores destaques da equipe dirigida por Felipe Diniz. Quem não esteve bem foi o lateral Reinaldo, que cometeu vários erros graves, o que não é normal nas exibições do lateral tricolor.

PEIXE FEZ LIÇÃO

Ranoel marcou dois gols pelo Peixe
Ranoel marcou dois gols pelo Peixe

* NA VILA Belmiro o Santos voltou a vencer. Fez 2 a 0 em cima da Inter, de Limeira, com gols de Raniel aos 32 e 44 minutos do primeiro tempo. O jovem de 16 anos chamado Renyer estreou no time da Vila e teve boa atuação. Seu passe está fixado em 460 milhões de reais.

No Peixe os melhores foram Raniel, Luiz Felipe e Pituca. Resultado foi mais do que justo porque o Peixe mandou na partida nos dois tempos de jogo. Com o resultado o Santos firmou-se na liderança do grupo A com 7 pontos em seu ativo. Ainda está invicto no campeonato.

NOITE ALEGRE
* EM Campinas uma noite alegre para a torcida da Ponte Preta. A Macaca venceu o Corinthians por 2 a 1 e mostrou que seu time está em franca ascensão com possibilidade de classificação para a próxima fase do campeonato.

Gols da Ponte foram marcados por Bruno Reis aos 39 e Roger aos 40 minutos do primeiro tempo. Boselli fez o gol corintiano aos 7 minutos do segundo tempo. Apenas 4.037 torcedores foram ao estádio. O resultado foi justo para a Ponte que depois de dois gols no primeiro tempo não deu chances para o Corinthians reagir.

AS DECEPÇÕES
* YGOR Vinhas, goleiro da Macaca, defendeu até pênalti cobrado por Luan. Foi o melhor do time e do jogo. E por falar em Luan. O ex jogador do Grêmio voltou a se exibir mal com a camisa do Corinthians. Chutou mal o pênalti e pouco fez durante a partida.

Como previa, ele não vai ter condições de ser titular do Corinthians. Além dele, Richard também mostrou pouca qualidade enquanto esteve em campo. Em compensação, o colombiano Contillo, que joga como meia, entrou no segundo tempo e brilhou. Tem tudo para cair no gosto da fiel torcida.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

Novorizontonino segue invicto no Paulistão
Novorizontonino segue invicto no Paulistão

* VEJAM como ficou a classificação do Campeonato Paulista depois desta rodada. Grupo A - Santos lidera com 7 pontos ganhos. A Ponte tem 6. Oeste, 3 e Agua Santa 0. Grupo B - Santo André é o líder com 9 pontos. Palmeiras e Novorizontino tem 7. Botafogo, 1.

Grupo C - São Paulo lidera com 7 pontos. Internacional e Mirassol tem 3. Ituano 1. Grupo D - Guarani, de Campinas é o líder porque tem melhor saldo de gols que o Corinthians. Ambos somam 4 pontos ganhos. O Red Bull Bragantino tem 2 e a Ferroviária, de Araraquara, apenas 1.

PRINCIPAIS NÚMEROS

* SANTO André faz a melhor campanha desta primeira fase do Paulistão. Tem cem por cento de aproveitamento. Entre os grandes, Santos, Palmeiras e São Paulo chegaram aos 7 pontos. O Corinthians ficou nos 4.

Melhor ataque é o do Palmeiras que já marcou 8 gols até agora. Na defesa o Palmeiras também se destaca. Não sofreu nenhum gol até agora. Assim como o Novorizontino, que não leva gols a três jogos. Clube com maior número de vitórias é o Santo André com 3. Podemos dizer que é a grande surpresa do campeonato. Ótima campanha.

SÉRGIO CARVALHO - -
Sérgio Carvalho é um dos ícones do jornalismo esportivo brasileiro. Sua coluna ganhou mais de cincoenta prêmios durante o período em que foi publicada pelo Diário de São Paulo (antigo Diário Popular) durante mais de vinte anos. Hoje é um dos pontos de referência entre os colunistas do Futebol In
Veja perfil completo
Veja todos